Portfólio de competências

O desenvolvimento do portfólio de competências tem como premissa identificar aspectos de negócio e cultura da empresa.

A constante utilização do portfólio de competências em processos de gestão e desenvolvimento de pessoas, potencializam os resultados de negócio, a medida que reforçam constantamente os comportamentos desejados e necessários para alcanças a eficiencia nos serviços e produtos.

Portanto o objetivo é reforçar comportamentos valorizados e necessários na cultura na direção dos clientes.

  • Metodologia:

    Através de um diagnóstico detalhado das politicas de gestão de pessoas, origem da empresa, características existentes e desejadas, missão, visão, objetivos e investigação com pessoas chave na organização são identificados os principais conhecimentos, habilidades e atitudes que norteiam as atividades da empresa.

    Estas mesmas competências são estruturadas em padrões (níveis de intensidade) esperados em cada função dentro da organização.

    Portanto, estas competências se relacionam com o desempenho das pessoas, que pode ser medido segundo padrões pré-estabelecidos e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento.

    O propósito em comparar o portfólio de competências com as funções é identificar o nível do comportamento esperado em cada competência, a medida que a expectativa de desempenho em cada função não é a mesma. Ex. Competências de Liderança vs. Analistas Tributários. Isso será importante na fase do planejamento de desempenho.

Principais características:

  • Através de consultoria especializada é desenvolvido um mapa de competências técnicas e organizacionais com escalas de intensidade medidas através de padrões estabelecidos de desempenho.
  • Um processo fundamental para obter qualidade e entendimento do que se espera por todos na empresa.
  • O que se percebe que não basta ter um portfólio de produtos e serviços, a medida que tecnologia e desejo de consumo alteram constantemente esta demanda, mas ter competências essenciais para o negócio para se reinventar dentro de um mercado cada vez menos duradouro é fundamental.
  • Prover aos gestores uma única técnica de gestão de pessoas traz maior transparência e resultados para todos os envolvidos.