
Portfólio de competências
O desenvolvimento do portfólio de competências tem como premissa identificar aspectos de negócio e cultura da empresa.
A constante utilização do portfólio de competências em processos de gestão e desenvolvimento de pessoas, potencializam os resultados de negócio, a medida que reforçam constantamente os comportamentos desejados e necessários para alcanças a eficiencia nos serviços e produtos.
Portanto o objetivo é reforçar comportamentos valorizados e necessários na cultura na direção dos clientes.
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Metodologia:
Através de um diagnóstico detalhado das politicas de gestão de pessoas, origem da empresa, características existentes e desejadas, missão, visão, objetivos e investigação com pessoas chave na organização são identificados os principais conhecimentos, habilidades e atitudes que norteiam as atividades da empresa.
Estas mesmas competências são estruturadas em padrões (níveis de intensidade) esperados em cada função dentro da organização.
Portanto, estas competências se relacionam com o desempenho das pessoas, que pode ser medido segundo padrões pré-estabelecidos e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento.
O propósito em comparar o portfólio de competências com as funções é identificar o nível do comportamento esperado em cada competência, a medida que a expectativa de desempenho em cada função não é a mesma. Ex. Competências de Liderança vs. Analistas Tributários. Isso será importante na fase do planejamento de desempenho.