Gestão de desempenho

Trata-se de um processo fundamental para a administração da empresa e que também deve ser visto como oportunidade de evolução na carreira.

É utilizado para planejar responsabilidades direcionadas as competências essenciais do negócio.

Esse método permite relacionar as responsabilidades de cada colaborador às estratégias e objetivos gerais da empresa.

Proporciona aos colaboradores e gestores um diálogo direcionado para resultado e desenvolvimento.

Nosso trabalho de consultoria é diagnosticar as necessidades e características da empresa, recomendar, implementar e treinar os envolvidos.

  • Metodologia:

    Um processo contínuo e periódico que contempla quatro fases dentro de um ciclo desempenho definido. (Planejamento, Revisão e Avaliação e Desenvolvimento).

    É uma atividade gerencial, portando deverá ser conduzida pelo gestor em conjunto com seus respectivos colaboradores. Inicia-se através de um Planejamento de Desempenho realizado no início do ciclo desempenho.

    A Revisão do Progresso deverá ser realizada durante o ciclo e a Avaliação de Desempenho que é o resultado final apurado entre os envolvidos. A avaliação poderá contemplar até avaliação 360º.

    Mediante os resultados se presume um desenvolvimento para melhoria nas competências e metas definidas. Também se prevê um plano de desenvolvimento em outra função, deacordo com crescimento de carreira.

    O processo de gestão de desempenho deverá ser suprido das competências e objetivos estratégicos da empresa, a fim de direcionar os esforços nessa direção.

     

Principais características:

  • Fomenta o diálogo e o entendimento entre os diversos níveis da organização.
  • Identifica pontos fortes e fracos de cada um para desenvolver as características essenciais para o negócio.
  • Levanta a necessidade de ferramentas de produtividade, como programas de treinamentos, que dão base conceitual e técnica ao profissional.
  • Medida que permite o processo contínuo da qualidade e eficiência da empresa.
  • Possibilidade de relacionar políticas salariais e programas de incentivos.
  • Fornece um sistema para monitorar o desempenho e as expectativas, com base no plano de desempenho acordado.