Identificação e desenvolvimento de liderança

Assessment Center é uma técnica de avaliação profunda mais comumente utilizada para identificação e desenvolvimento de potenciais em posições gerenciais.

Através dessa ferramenta identificamos os pontos fortes e oportunidades de desenvolvimento das pessoas, comparado com o perfil e competências gerenciais.

Identificamos o estilo gerencial de cada participante e recomendamos as respectivas ações de desenvolvimento

Utilizaremos como base competências e estrutura desenvolvida e utilizada por grandes empresas.

  • Metodologia:

    É baseada em observações estruturadas com base em exercícios de gestão de negócios que permitem retratar comportamentos frente a diversas situações do cotidiano empresarial.

    Os candidatos são observados simultaneamente por vários observadores em cada competência e subsequentemente avaliados.

    As observações são realizadas através de sessões específicas de assessment que poderão ser realizadas em grupo ou individualmente.

    Os observadores são consultores especializados e preparados e usam de imparcialidade e não priorizam informações sobre os participantes.

    Existe um alto nível de objetividade porque as percepções são discutidas e balanceadas entre os observadores.

    Outras avaliações poderão ser incorporadas de acordo com necessidades específicas do cliente.

    Adicionalmente utilizamos nossa metodologia de Skills Center aplicando ferramentas comportamentais para identificação de comportamentos naturais de liderança.

     

  • Algumas técnicas:

    Entrevista específica e estruturada onde é explorada toda a evolução e formação do indivíduo. Com ela pode-se avaliar as características relacionadas à maneira decisória, motivação e espírito de empreendedor.

    Exercícios em grupo trazem informações importantes e são técnicas que permitem avaliar competências como : comunicação verbal, relacionamento, liderança, poder de influência e persuasão, resoluções de problemas e mediação de conflitos.

    As técnicas de “Role Play” o participante é convidado a elaborar ações a partir das informações fornecidas com relação a uma empresa fictícia, que permite observar e avaliar as questões de resolução de problemas, argumentação, entre outras.

    Os exercícios “In-tray” permitem avaliar diversos aspectos necessários no ambiente de trabalho, como a organização das informações, previsão, resolução de problemas, pensamento estratégico, tomada de decisão e comunicação escrita.

    Com utilização da técnica “Analysis & Presentation” reforçamos a avaliação sobre a comunicação, raciocínio, argumentação, flexibilidade e criatividade.

     

Principais características:

  • Auxiliam os processos de seleção, detecção de potencial, processos de transferência, levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento, plano de carreira e sucessão, processos de desligamentos, entre outros
  • Propicia o desenvolvimento de uma liderança mais preparada para conduzir equipes, projetos e negócios da sua empresa;
  • Comparável, objetivo e com uma avaliação transparente.
  • Mensurável em relação as competências requeridas.
  • Identificam fortalezas e fraquezas para traçar um plano de desenvolvimento.
  • Cria um padrão criterioso de seleção e planos de carreiras para níveis gerenciais de sucessão.
  • Uma base concreta para programas de desenvolvimento direcionado e orientado através de processos de coaching.