© PERKOS - Percepção e Preferência

Foi através de pesquisas e estudos práticos realizados pela nossa equipe de consultores que desenvolvemos uma ferramenta poderosa e um sistema que contribuirá com seus processos administrativos e de desenvolvimento direcionado aos seus colaboradores.
O inventário de percepção e preferências conta com características de construção diretamente orientadas aos aspectos do trabalho da personalidade de quem participa. É uma avaliação projetiva focada aos aspectos pessoais.
Sua finalidade é fazer uma interpretação qualitativa que permita um prognóstico de comportamento do indivíduo que terá em sua vida profissional.

Este é um instrumento que foi desenhado para ajudar os gestores a compreender estilos comportamentais proporcionando informações rápidas e confiáveis sobre vinte dimensões relacionadas com desempenho no trabalho.

É um instrumento que por sua construção e simplicidade na linguagem que utiliza, pode ser aplicado a pessoas de diversos níveis intelectuais e o que se mede são características comportamentais relacionadas ao trabalho, não a sua experiência e conhecimento. Esse instrumento, portanto, permite uma grande flexibilidade dentro de um contexto variável de participantes.

Dadas suas características de construção, assim como os resultados que se produz, se tem utilizado amplamente em processos de seleção de pessoal. Também para detectar candidatos internos para posições abertas, necessidade de treinamento e planejamento de carreira.

O que lhe dá características de inventário é precisamente o fato de oferecer informações relativas a vinte dimensões de comportamento sobre aspectos conscientes de autoimagem que se relaciona com situações exclusivamente de trabalho e que se encaixam em sete fatores gerais. 

Toda vez que se refere à autopercepção de papeis e estilos de comportamentos assumidos pelo avaliado e de preferências já que se baseia nas motivações internas e necessidades de quem avalia o inventário.

O inventário de percepção e preferências, a exemplo de alguns outros instrumentos que medem características comportamentais, foi desenhado fora do contexto clínico. Portanto, foi desenvolvido especialmente para satisfazer necessidades de avaliação no campo do trabalho.

A compatibilidade produtiva é uma medida que nos indica o quanto eficientemente trabalha as pessoas em atividade de grupo. Deve haver satisfação mútua das necessidades para poder atingir a máxima eficiência.

Ainda que não haja nenhuma resposta simples para desenvolver a compatibilidade produtiva, se há encontrado uma maneira prática para resolver o problema.

A técnica utiliza um sistema de personalidade que, em vez de estudar comportamentos isoladamente, estuda os efeitos que um pode ter no outro. Mediante vinte características comportamentais de personalidade orientadas especialmente a atividade profissional, se pode avaliar dez necessidades e dez papeis que habitualmente se encontram presentes em todos os profissionais em maior ou menor intensidade.

O relatório fornece um feedback resumido sobre as motivações, preferências, necessidades e talentos em várias áreas relevantes ao comportamento humano.

Foi baseado em informações colhidas na pesquisa enviada ao participante. Assim, ele descreve a sua percepção de si mesmo, entretanto, pode não refletir aquilo que é visto pelos outros. Contudo, estudos demonstram que se trata de uma medida pertinente para predizer o comportamento dos indivíduos no contexto profissional.

O instrumento contempla protocolo de aplicação e laudo de perfil, através de gráfico e descrição resumida. O inventário de percepção e preferências foi desenvolvido especialmente para satisfazer necessidades de avaliação no campo do trabalho com facíl entendimento sem necessidade de treinamento específico para interpretação.

  • Medidas de fácil interpretação

    Proporciona uma leitura e medidas simples e direta permitindo que qualquer gestor possa interpretar graficamente seus resultados.

     

  • Fator de intensidade e tipos de liderança

    Liderança tem sido um comportamento bastante avaliado para cargos de gestão. Neste caso, o método nos permitira uma leitura em relação a três variáveis sobre este fator entre outros também importantes.

Principais características:

  • Dadas suas características de construção, assim como os resultados que se produz, se tem utilizado amplamente em processos de seleção de pessoal, necessidade de desenvolvimento e planejamento de carreira.
  • O que lhe dá características de inventário é precisamente o fato de oferecer informações relativas a vinte dimensões de comportamento sobre aspectos conscientes de autoimagem que se relaciona com situações exclusivamente de trabalho.
  • O instrumento contempla protocolo de aplicação e laudo de perfil, através de gráfico e descrição resumida.